Sobre
O curso “Escola de Inverno de Biologia Molecular” é oferecido pela Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) com os objetivos gerais de aproximar a comunidade cientifica da região interessada na área e apresentar os trabalhos que estão sendo realizados na universidade, assim como promover os cursos oferecidos pela instituição.
A sede do evento, a UNILA, foi criada em 2010 e está localizada no extremo Oeste do Paraná, na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai tendo o objetivo de acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico, formando recursos humanos em áreas prioritárias para a região. Embora uma Universidade nova e em crescimento, já apresenta bons indicadores, em 2016 passou, pela primeira vez desde sua fundação, pelo processo de Recredenciamento do Ministério da Educação (MEC) e obteve conceito final 4, equivalente a “muito bom” dentro da escala avaliativa (Processo e-MEC 201417239, 04/2016) e nota máxima (5) em dois quesitos, sendo um deles Auditórios e Laboratórios, Ambientes e Cenários para Práticas Didáticas. Outra avaliação pela qual a UNILA passou com sucesso foi a dos cursos de graduação (ENADE 2015), onde foi terceira colocada a nível nacional.
Em 2017, a UNILA teve dois cursos de pós-graduação na área biológica e da saúde aprovados. Em conjunto com o Programa de Pós-graduação em Biociências, a Escola de Inverno de Biologia Molecular tentará ser um ponto agregador da comunidade cientifica local. Em 2018 conta com a parceria do Laboratório de análises clinicas veterinárias Vetqualis sediado na cidade de Foz de Iguaçu.